Promovido pelos Ecos Urbanos em parceria com a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Festival Literário POESIA À MESA, teve sempre a forma de estendal poético e tem-se expandido por vários formas e locais da cidade, com o objetivo de incentivar o gosto pela poesia e para poder incluir todas as pessoas.
Este ano poderás participar, estendendo ao sol a tua poesia nos seguintes sítios:
- Praça Luis Ribeiro, Centro Comercial 8ª avenida, Biblioteca da Junta de Freguesia em Fundo de Vila no estendal poético montado para o efeito;
- Nas fábricas aderentes: Academia de Design e Calçado, Heliotextil, S.A., Belcinto, Bulhosas, S.A., Fepsa, Faurecia, Viarco, Cortadoria Nacional do Pêlo, os poemas serão recolhidos através do Turismo Industrial;
- Por correio, colocando os poemas, devidamente identificados (com nome, idade, contacto, título do poema), na caixa de correio da Associação de Jovens Ecos Urbanos – Avenida Dr. Renato Araújo, nº 441,Casa das Associações, 1º andar - 3700-244 S. João da Madeira, na caixa de correio da Biblioteca Municipal, ou de forma digital, através de email: geral@ecosurbanos.pt ou bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt, com as mesmas identificações necessárias (com nome, idade, contacto, título do poema), com o assunto: POESIA NA CORDA 2023.
Podes aceder ao Formulário da Poesia na Corda ⇒ AQUI
- Nas escolas de S. João da Madeira, funcionará através da Rede de Bibliotecas Escolares, nas categorias Poemas Criança e Poemas Gaiatos. Deverão estar identificados com a Escola, a turma e nome da professora responsável.
Os prémios serão atribuídos ao 1º, 2º e 3º classificados/as em cada uma das seguintes categorias:
- Poemas Criança: dos 5 aos 7 anos
- Poemas Gaiatos: dos 8 aos 10 anos
- Poemas por Miúdos: dos 11 aos 13 anos
- Poemas de Juventude Primavera: dos 14 aos 16 anos
- Poemas Juventude Navegadora: 17 aos 21 anos
- Poemas Juventude Desassossegada: dos 22 aos 29 anos
- Poemas Maduros: mais de 30 anos
Poderá consultar o regulamento Regulamento Poesia na Corda 2023 ⇒ AQUI
O júri deste concurso é composto pela Dra. Carla Relva, coordenadora da Biblioteca Municipal, pela professora, encenadora e crítica literária Dra. Cristina Marques e pela Dra. Maria João Leite em representação dos Ecos Urbanos e a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na Biblioteca Municipal, em data a anunciar.