banco local de voluntariado sjm

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira (BLV SJM), foi criado a 30/06/2011, e tem como entidade promotora e dinamizadora, a Associação de Jovens Ecos Urbanos.

O grupo de trabalho do BLV SJM é constituído por: Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados - Cerci S. João da Madeira, Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, Câmara Municipal de S. João da Madeira (Divisão de Ação Social e Inclusão- DASI - e Agenda 21 Local), Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses (ACAIS), Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem de S. João da Madeira, Centro Humanitário de S. João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião, reúne mensalmente, funciona como grupo consultivo na execução do o plano de atividades.

O BLV SJM pretende ser um espaço de encontro entre as pessoas interessadas em serem voluntário(a)s que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de ações inerentes à condição de cidadania ativa e solidária e as organizações promotoras.

São objetivos do BLV:
Incentivar e fomentar a prática do Voluntariado a favor da comunidade;
Promover o encontro entre a oferta e a procura de Voluntariado;
Formar voluntário(a)s e agentes institucionais no âmbito da prática do Voluntariado;
Divulgar projetos e oportunidades de Voluntariado.

É importante referir que podem ser voluntários/as todas as pessoas que pretendam participar voluntariamente em projetos de interesse social e comunitário.

O voluntário/a é a pessoa que de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

As entidades que podem promover o voluntariado são as entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que promovem ou pretendam promover projetos e programas de voluntariado no concelho.

O BLVSJM tem integrado diversos projetos e mais recentemente destacamos o projeto VOAHR Municípios, que decorreu de 2019 a 2021 e que teve como principal objetivo; aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de formação, consultoria e auditoria tornando o voluntariado mais eficiente e profissional, e que foi coordenado pela Pista Mágica - Escola de Voluntariado, tendo como investidor social a Câmara Municipal de S. João da Madeira, e financiamento do Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, e atualmente integra o Projeto V17 da Área Metropolitana do Porto (AMP), que decorrerá até dezembro de 2022

O voluntariado move as nossas ações em prol do desenvolvimento das pessoas e da nossa comunidade.

Local de funcionamento:
Morada: Associação de Jovens Ecos Urbanos - Avenida Dr. Renato Araújo, n.º 441, 1.º piso – 3700-244 S. João da Madeira
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 17h30m, de segunda a sexta-feira.
Contactos: email: voluntariado@blvsjm.org e telefones: 256824532 e 969849744.

página oficial banco local voluntariado sjm

Subscreve a nossa newsletter

Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2022 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram