rede social

A Rede Social é um Programa que incentiva os organismos do setor público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

A participação da associação no CLAS é garantida pela natureza da nossa personalidade jurídica, assim como pelo nosso trabalho realizado desde 1997.
A possibilidade de participar na vida da Rede Social tem representado, ao longo dos anos, um crescimento bastante significativo no que concerne ao trabalho realizado quer pela associação quer pela resposta social de Centro Comunitário, tendo as pessoas como beneficiárias finais.
Através do nosso envolvimento temos conseguimos transmitir quais as necessidades mais prementes da comunidade, contribuindo para o desenho dos vários documentos instrumentais (Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Atividades), e ajudar a que estes possam refletir os problemas existentes e construir soluções em parceria.

Núcleo Executivo

Fazendo parte do Nucleo Executivo por eleição direta das restantes entidades do CLAS implica também uma responsabilidade e um trabalho de maior proximidade.
Para além do Núcleo Executivo a participação em grupos de trabalho é também um dos fatores diferenciadores para o trabalho que o Centro Comunitário quer e necessita de desenvolver.

Grupo de Trabalho Banco de Recursos

A instituição é entidade parceira do grupo de trabalho Banco de Recursos da Rede Social de S. João da Madeira desde a sua constituição. Este é um espaço de organização quer das campanhas de recolha de alimentos promovidas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, quer das listagens dos Cabazes de Natal, promovendo assim a articulação entre as diversas entidades parcerias, evitando duplicações e maximizando recursos.
Este grupo tem trabalhado no sentido da criação de um banco de recursos municipal, que responda às diversas necessidades das pessoas acompanhadas pelas equipas de SAAS e que promova uma maior dignidade e equidade no acesso a bens de diversa natureza.

Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de S. João da Madeira (NPISA)

A instituição é entidade parceira do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de S. João da Madeira (NPISA) desde 2021 ano da criação e da implementação.
Mensalmente, em sede de reunião, é analisado o fenómeno na cidade e é feita a monitorização do mesmo. O sentido desta parceria vem ao encontro do esforço em concertar sinergias e esforços para que de forma integrada e em rede, a pessoa em situação sem abrigo seja ajudada nas suas várias dimensões.

Subscreve a nossa newsletter

Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2022 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram