A música faz parte da essência da associação, quer pela dinâmica que temos promovido com a juventude local, em diferentes formatos, duração e género, quer pela manifesta vontade de os jovens encontrarem nesta forma de arte uma manifestação pessoal e artística.
O Ecos Rock (hard-rock metal, rock, pop e hipop), as Sextas Concertadas (vários géneros musicais), os Bichos do Mato (ciclo mensal de momentos culturais propostos para serem acolhidos na casa de sanjoanense), ou a Semana da Juventude são o exemplo pragmático da nossa relação com a música.
A existência de um grupo de percussão, de 2012 a 2017, com diversas atuações e com cerca de 20 participantes regulares, e de um grupo de violas, foram um trampolim fácil para acolher mais uma vez a seleção dos/as jovens para o arranque de uma Oficina de Música.
O grupo que arrancou há 4 anos, para as crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, mantém os ensaios, regularmente, das 18h às 20h, numa sala situada num dos bairros socais da cidade.
Pela sua natureza atrativa e interativa é multicultural, promove a inclusão social de diferentes etnias, promove a igualdade de oportunidades, estimula a criatividade, adapta-se aos interesses dos/as participantes, é palco de experiências e de desenvolvimento de produtos apresentados e oferecidos à comunidade em diversos eventos da cidade.
A oficina gratuita, orientada por uma pessoa com formação na área, integra crianças e jovens do bairro, do Centro Comunitário da nossa associação e outros elementos encaminhados por instituições locais, e para garantir uma participação regular temos assegurado o transporte para o local da atividade e depois para casa, promovendo assim mais a inclusão social através das artes.
Subscreve a nossa newsletter