peregrinação poética

Desde a 1.ª edição que a associação participa, na Peregrinação Poética, integrada na Poesia à Mesa. Anualmente a organização, Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, definem com as entidades parcerias, a atribuição de um/a poeta, que será alvo de homenagem. Cada parceiro tem o apoio do curador da iniciativa para trabalhar de forma individualizada e criativamente a apresentação do trabalho final, isto é, a Peregrinação. É nesse processo que temos participado ativamente quer com com as oficinas da associação.

A atuação, com uma duração curta mas variável, encerra aproximadamente três meses de ensaios, onde o cruzamento dos/as vários elementos, é suportado por várias parcerias para dar corpo à imaginação do/as nossos/as artistas.
A apresentação pública, quase sempre em espaço público, é transformado numa peregrinação poética em que cada estação tem o seu momento de atuação.

O resultado é vivido na ansiedade, mas o processo, que valorizamos, tem a riqueza do trabalho de grupo, do espirito de colaboração, da descoberta de novas capacidades e competências, socias, pessoais e artísticas…e de aceitação, e de desafio e de crescimento.

As nossas participações trouxeram criações, únicas, em que a oficina de dança, de teatro e de música têm sido um dos recursos base.

Há ainda a participação de jovens artistas da cidade, que normalmente envolvemos também no nosso processo criativo, e que viram nascer aqui uma oportunidade, muitas vezes a primeira, de arriscar e de mostrar a sua paixão.

Subscreve a nossa newsletter

Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2022 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram