Dia 20 de setembro de 1997, sábado. O dia em que o sonho se tornou realidade...
Passados 27 anos, agora num outro espaço, a nossa sala na Oliva Creative Factory, encheu-se de pessoas, de muitas pessoas, que vieram celebrar o nosso aniversário. Foi um momento de festa, celebração, de encontros e reencontros, de risos e sorrisos, de palavras, de luz e som.
Nestes 27 anos, repletos de múltiplos acontecimentos, e nos quais a associação tem dedicado todo o seu trabalho em prol da comunidade local, com o desenvolvimento de diversas respostas sociais, atividades, programas e projetos, a Presidente da Direção, Ana Rita Pereira, deixou algumas palavras, para assinalar este dia feliz.
Deixamos aqui um pequeno excerto desse momento:
"E há 27 anos, um grupo de jovens sanjoanenses, guiados pela Luísa Maria sonhou!
...
"Pelo sonho é que vamos! Comovidos? Sempre! Mudos? Nunca! 27 anos depois temos cada vez mais eco. Diariamente trabalhamos para uma comunidade mais forte, coesa e solidária. Para uma comunidade onde todos e todas importam, onde as artes ganham palco e onde a arte transforma vidas.
Pelo sonho é que vamos!
Comovidos? Sempre! Mudos? Nunca!
Os frutos desse sonho são colhidos diariamente, nas vidas que transformamos, nos sonhos que realizamos e no eco que damos à vontade coletiva de construir algo cada vez maior.
Pelo sonho é que vamos!
Comovidos? Sempre! Mudos? Nunca!
Com fé no nosso conhecimento e na nossa capacidade de trabalho. E esperança naquilo que talvez não teremos, mas que tentaremos fazer acontecer, sempre.
Pelo sonho é que vamos!
Comovidos? Sempre! Mudos? Nunca!
S. João da Madeira contará sempre com a nossa alma, inteira. E se vamos guiados pelo sonho, iremos sempre com a mesma alegria, ao desconhecido e ao que é do dia a dia. 27 anos depois chegámos!
E agora: Partimos. Vamos. Somos Ecos Urbanos."...
E para marcar este momento, também ele de e para a comunidade, contámos com uma edição muito especial dos Bichos do Mato, com a apresentação do projeto musical, Pátio da Avó, composto pela Sofia Paiva (voz) e pelo Diogo Cruz (guitarra), em que, entre guitarras e bossa nova, ukulele e R&B, encheram uma sala que transbordou de alegria, sorrisos e boa disposição. E claro, sonhos!
Fotografias de Joana Rodrigues