O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira (BLVSJM), dinamizado pelos Ecos Urbanos, promove a educação para o voluntariado junto dos/as alunos/as das escolas do concelho.
Nas últimas semanas, as salas de aula das escolas de S. João da Madeira transformaram-se em espaços de aprendizagem ainda mais especiais. Porquê? Porque receberam a visita do BLVSJM, que realizou ações de formação/informação às turmas do 9º ano dos agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior.
Foram dinamizadas 18 sessões, em 6 turmas (4 turmas - AEOJ e 2 - AESL), que abrangeram 125 alunos/as. Estas ações realizaram-se no âmbito da inscrição das escolas no Projeto Educativo Municipal e do cumprimento do Plano de Atividades de 2024.
As sessões revelaram-se uma oportunidade única para os/as estudantes apreenderem novos conhecimentos, nomeadamente acerca das diversas formas de voluntariado e de descobrirem como cada um/a pode fazer a diferença.
Sendo que um dos objetivos do BLVSJM passa por incentivar e fomentar a prática do voluntariado na comunidade, estas sessões, através de atividades práticas e dinâmicas, bem como com a participação e testemunho de uma voluntária, revelaram-se potenciadoras de reflexão sobre a temática enaltecendo a importância dos/as jovens se envolverem ativamente na construção de uma comunidade mais solidária e inclusiva.
O BLVSJM deseja que estas sessões sejam apenas o começo de uma jornada de descoberta contínua e de compromisso com a comunidade através da prática do voluntariado.
Recordamos que o BLVSJM conta com as seguintes entidades parceiras; a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, a CERCI S. João da Madeira - Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, CRL, a Associação do Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses - ACAIS, a Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem de São João da Madeira, o Centro Humanitário de S. João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião.