semana da juventude 2025

Três dias de cidade em estado de laboratório. Inspirad@s no conceito de Laboratório de Rua, fazemos do espaço público um lugar de ensaio onde tudo é matéria-prima para ser reinventada.

Um laboratório vivo, onde a democracia cultural não é um conceito abstrato, mas uma prática sentida de cada gesto e de cada fala. Os pensamentos e os diálogos vêem-se em forma de balão numa fanzine do tamanho do skatepark!
Durante três dias, o Skate Park será o epicentro de talentos emergentes, de arte, desporto, música e conversas que fazem da cidade um lugar aberto e cheio de possibilidades. A juventude começou a participar desde o primeiro momento já que este programa é feito com as suas ideias e escolhas com vontade de transformar.
Vem experimentar, criar e dar o teu contributo para uma cidade de diálogos, criativa e cheia de vida. Criamos junt@s a cidade que queremos.

programação por dias

alguns destaques

  • SINOPSE

    ZOOMZINE

    Zine comunitária, todos os dias das 14.30 às  24h00

    Uma zine viva a céu aberto - todas as idades

    O Zoom Zine é uma instalação artística interativa que transforma o Skate Park e o jardim num imenso espaço de criação coletiva. Inspirado nas publicações independentes conhecidas como zines, o projeto convida a juventude a expressar as suas ideias, sentimentos e visões, através de balões de fala e pensamento, como numa banda desenhada vibrante e cheia de vida.

    Com a participação de jovens poetas de S. João da Madeira e associações locais, o Zoom Zine dá visibilidade à expressão artística e literária jovem, promovendo o espírito comunitário e colaborativo. E mais: os visitantes poderão literalmente passear por dentro dessa zine gigante, mergulhando num universo de criatividade e imaginação.

    Criação: Maria João Leite & Alexandra Gonçalves

    Jovens Poetas: Ash; Beatriz Vitória (TEO); Black Star; Bruna Bispo; Enzo Oliveira; Filipa Paiva; Joana Pinho; Maria Neves; Maria Silva; Mariana Mateus; Pedro Xará; Renata Silva ; Rita Forner ; Ruben Lôpo; Sarha Rebolledo; Sofia Rocha.

     

  • SINOPSE

    CONVERSAS PARA GERMINAR

    Palestra, quinta feira às 19h00, M14
    Democracia Cultural – Com moderação de Lígia Ferro

    Convidad@s:

    Beatriz Lacerda (Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas)
    José C. Mota (Street Labs e Cidadania)
    Léa Prisca López (Arte Participativa – experiência com SJM e o seu potencial criativo)
    Rita Pereira (O papel do associativismo na Democracia Cultural)

  • SINOPSE

    EM MEMÓRIA DE JOÃO AMORIM

    Espetáculo comédia, quinta feira às 21h30, m14

    Um Velório para começar. Para além de oportunista, a que mais soa esta proposta? Ainda que, por várias vezes, se cruze com o tema da “morte”, nada tem que ver com a admiração estética da necrologia. É antes uma apropriação. O título diz muito do carácter deste sujeito que se apresenta em palco. Sem escrúpulos. Sem piedade. Passa por cima de vários assuntos que só um morto se lembraria de colocar no mesmo contexto. Da flora, ao automobilismo, da pecuária à casa branca passando ainda pelas sacristias. Dá-lhes senhor o eterno descanso!

    João Amorim é licenciado em Teatro e Educação (ESEC, 2016). Atua como ator, encenador, professor e dramaturgo, com passagem por O Teatrão, CETA, Start, Casa da Esquina, 23 Milhas, entre outros. Fundou a estrutura Bandevelugo em Oliveira de Azeméis, onde desenvolveu projetos com nomes como Ricardo Neves-Neves, Afonso Cruz e João Brites. Tem forte atuação na criação teatral comunitária, dirigindo grupos amadores em Loureiro e Carregosa. É responsável por um projeto de intervenção social no PRR e desenvolve a obra “Dianthus Caryophillus” com o compositor Pedro Lima.



  • SINOPSE

    BATISKAF

    Concerto, quinta feira às 23h10, m12

    Os BATISKAF surgiram em Ovar, em 2021, após o caos pandémico, como proposta para um concurso de talentos. Inicialmente como trio, continuaram a investir na evolução do próprio som e, em 2024, formaram o quarteto atual composto pelos guitarristas Daniel Diogo e Tomás Quintal, pelo baixista Afonso Castro e pelo baterista Mateus Pereira. Com este projeto, procuram levar todos os ouvintes numa viagem sonora e de exploração do rock experimental.

     

  • SINOPSE

    FESTIVAL DE JOVENS TALENTOS

    Sexta feira às 21h, m12

    Aqui, cada talento conta! Não vamos competir, vamos brilhar juntos. Mostra o teu som, a tua arte. Queremos ouvir-te e aplaudir-te de verdade. 

    Criamos um espaço acolhedor e vibrante onde a juventude partilhe os seus talentos, inspirando-se mutuamente, sem competição, só celebração e partilha. Convidamos artistas locais e jovens criativos para formarem um painel de inspiração. Os vencedores (todos) vão poder juntar-se em grupo para criar uma música original em cocriação, que será gravada em estúdio (Caos Armado) e poderão ter o apoio das músicas Daniela Leite Castro e Carla Castelhano na oficina de música dos Ecos Urbanos para a cocriação.

    Inscrições aqui > https://forms.gle/Vr57haHhXGCRqBh99 < 

    Juntos, ajudamos a destacar o teu (ou vosso) talento num gesto de afeto e celebração coletiva!

     

     

  • SINOPSE

    TANTO BATE ATÉ QUE... SAMBA

    Roda de samba, sexta feira às 22H10, m12

    Tanto Bate Até Que... Samba" é um projeto musical formado por um núcleo feminino cujo objetivo é enaltecer à arte, beleza e talento das mulheres. As canções que embalam as apresentações são releituras que passeiam por diversos géneros musicais cujo repertório é finamente selecionado e tem recebido, por onde passa, um feedback bastante positivo face à proposta.

    Os concertos contagiam com sua alegria e energia, ninguém fica parado! Abre a roda que chegou o samba...!

     

     

  • SINOPSE

    MARYZKA DJ SET

    DJ, sexta feira às 0h10, m12

    Maryzka é sinónimo de viagem, uma autêntica travessia sonora pela história da música. Com um estilo inconfundível que funde folk, world music, música tradicional e rock, Maryzka transforma cada atuação num momento de pura energia e vibração. Capaz de fazer tremer qualquer pista e levantar o público do chão, a sua presença contagia tudo e todos. Quando ele está em palco... ninguém se atreve a parar!

     

  • SINOPSE

    BATALHAS DE IMPROVISO

    Workshops, quinta feira às 19h00, todas as idades

    A Roda Universo é lugar de expressão e liberdade. Desempenha o seu papel no universo cultural do hip-hop, contribuindo tanto para o crescimento da cena quanto para a preservação de valores fundamentais dessa cultura. O objetivo é dar ênfase a todas as vertentes do Freestyle (livre e competitivo), promover a inclusão através da cultura Hip-Hop e dar a conhecer novos talentos. Oferecemos uma plataforma acessível e gratuita a qualquer pessoa interessada. 

    15h00 – 16h00 Workshop Escrita Criativa - M12 
    Inscreve-te aqui > https://forms.gle/dh2iqgtKBR3YqmePA<

    16h00– 17h00 Workshop Improvisação livre - M12
    Inscreve-te aqui > https://forms.gle/P59jGwdcnL2UXXZY9 <

    18h00–19h00 Batalhas de Improviso - M12
    Inscreve-te aqui > https://forms.gle/qmSeHY43ugUPHg178 <

    22h00 – 23h00 Batalhas de Improviso – M12
    Demonstração pela Roda Universo

    As batalhas de rimas, na sua génese, são eventos presenciais de promoção da interação social entre pessoas presentes na cultura do HIP HOP. Pela sua vertente cultural, são influenciadas por alterações e adaptações, mais ou menos orgânicas, por via de movimentos ou permeação de públicos e momentos de tensões políticas, sociais e económicas que dialogam, de forma próxima, com as vivências modernas. As batalhas são compostas por Rounds, com tempo definido sendo que os MC’s são orientados segundo temáticas, palavras ou mesmo de estilo livre, normalmente acompanhadas por instrumentais, podendo também ser interpretada à capella. Elementos essenciais ao desenrolar deste tipo de atividade são os assistentes ou público que terão função de júris e que avaliarão o desempenho dos Mc’s e atribuirão a determinação quantitativa dos votos, o DJ, que irá fazer a cama musical de todo o evento e o Host que o apresentará e será o transmissor das regras a utilizar.

  • SINOPSE

    DANÇAS URBANAS

    Dança, a partir das 21h00, todas as idades

    21h00 – 21h10 Conservatório de Dança do Norte

    21h15 – 21h35 Coreodance

    21h40 – 22h00 Turning Point

  • SINOPSE

    XTINTO

    Concerto, sábado 23h00, m10

    Quando a arte precisa mais do artista do que o artista da arte. Francisco Santos é xtinto e xtinto é puro talento. Das ruas de Ourém para os ouvidos de Portugal, o rapper não teve de procurar uma lacuna no igual para encontrar o autêntico.

    Os milhões de reproduções entre todas as plataformas digitais refletem uma fanbase diariamente capaz de se olhar ao espelho. Do amor ao luto, da raiva à paz, xtinto consegue marcar tanto os dias que ficam para sempre como os que podiam não ter existido.

    Numa dança com mensagem desde 2015 para a eternidade, depois dos aclamados EP’s ‘inacabado’ e ‘ventre’, é com o álbum de estreia ‘Latência’ que o poeta de 27 anos se destaca em singles de ouro como ‘Éden’.

    É num jardim paradisíaco que se sente a obra de quem arrisca sem hesitar, preenche sem se exceder e cumpre sem competir.

  • SINOPSE

    BRUMA

    Dj Set, sábado às 21h30, m14

    A Bruma é uma DJ nascida nos anos 90 e criada nas periferias do Porto, com um percurso fortemente marcado pelo Hip-Hop e R&B. Foi através da cultura do sampling que chegou ao Disco, Soul, Jazz e House, géneros que hoje influenciam os seus sets. É presença frequente nos Maus Hábitos, Torto e Maria Pistolas, e também atua com regularidade em Lisboa (O 36, Park, Lux Frágil), sempre com uma sonoridade urbana e envolvente. Para além do trabalho como DJ, Bruma tem tido um papel ativo na cena underground nacional — acompanhou o projeto Hellas, é fundadora e curadora da CLIQUE no Café no Porto, e tem programas na RUC, Oxigénio e RUM com o coletivo Pérola Negra Rádio.

  • SINOPSE

    FANZINAÇÃO

    Teatro, quinta feira às 18h50, todas as idades
    Oficina de Artistas Ecos Urbanos

    Fanzinação é uma performance ao ar livre que celebra a liberdade criativa, a resistência cultural e a força das vozes na margem. Entre palavras recortadas, gestos impressos e revoltas coladas, o público é convidado a entrar na página e a deixar a sua marca. 

    A Oficina de Artistas produz anualmente peças de teatro originais ou adaptadas, que são apresentadas em atividades da Associação, no Festival de Teatro de SJM ou noutros eventos. É um projeto de expressão criativa, que parte das ferramentas do teatro para trazer a palco as vivências dos jovens. Para além de competências artísticas específicas, são estimulados o desenvolvimento pessoal, a responsabilidade, a proatividade e a capacidade de questionar a realidade.

    Direção: Pedro Vieira

    Intérpretes: Oficina de Artistas Ecos Urbanos - Beatriz Macedo, Carlota Coelho, Carlota Ferreira, Francisca Ferreira, Leonor Amorim, Leonor Oliveira, Luísa Castro, Margarida Costa, Mariana Reis e Rita Almeida

    Participação especial: jovens do Verão nos Ecos.

  • SINOPSE

    ARTE É RESISTÊNCIA

    Desenho efémero, todos os dias, todas as idades
    Viarco

    Uma parede em branco que parece mágica, com vários materiais à escolha, riscadores e apagadores, em múltiplos formatos. Nesta instalação reina o efémero: faz, refaz, desfaz, volta a fazer, deixa a tua marca a tua mensagem ou pensamento. Faz, sem medos ou pedir licença, questiona, provoca, cura e transforma. Este espaço não é um luxo ou um passatempo, é uma ação essencial que mantém viva a nossa humanidade.

    A Viarco é mais do que uma marca, é um universo à parte, onde o passado e o presente se entrelaçam. Um lugar onde o tempo parece ter parado, mas onde a pesquisa, a experimentação e a inovação continuam a pulsar com vitalidade. É história viva, é memória industrial, mas também é futuro, criatividade e reinvenção constante.

  • SINOPSE

    INSTALAÇÃO DE CONFORTO

    Instalação, todos os dias, todas as idades
    Clube Tricot do Orreiro & Daniela Duarte

    A Instalação de Conforto é uma obra acolhedora e vibrante que transforma o espaço público num refúgio de cor, criatividade e bem-estar. Puffs de diferentes formas, revestidos com pompons coloridos feitos à mão, desenham uma paisagem suave e convidativa, onde o ato de sentar-se se torna parte de uma experiência sensorial. Cada puff é único - uma pequena escultura têxtil - e todos juntos compõem uma instalação viva, onde o conforto é também um gesto coletivo de cuidado e expressão artística.

    Esta instalação convida à pausa, à permanência e à convivência. Um convite para respirar, criar memórias e deixar-se envolver pelo ambiente criativo e livre do espaço.

    O Clube de Tricô do Orreiro juntou-se pela primeira vez a 1 de março de 2016, no escritório da empresa municipal de habitação social, a Habitar São João, respondendo ao isolamento e solidão. Este projeto nasceu com a intenção de desenvolver os laços dentro da comunidade, valorizar saberes e CRIAR!

    Integrando pessoas entre os 37 e os 89 anos, o Clube de Tricô do Orreiro é um espaço aberto semanalmente a quem quiser participar. A criatividade e o convívio são os principais ingredientes da boa disposição que impera nos desafios que colocam. Nos últimos anos tem vindo a colaborar com os Ecos Urbanos, nomeadamente na Semana da Juventude, mas também com a Câmara Municipal de São João da Madeira, destacando-se a sinalização do Dia Internacional da Mulher e a decoração de natal no Fórum Municipal.

horários

17 julho, quinta feira


14h30–16h00
🏭 Ecos do Trabalho (jogo) – Turismo Industrial - M14 

14h30–17h00 🎾 Ténis (aula aberta) – AEJ - M6

🏐 Verão com V de Voleibol (aula aberta) – APROJ - M6

🪁 Jogos de Sempre - Ponto V (BLVSJM & Projeto Coordenadas) – M6

🎲 Jogos pela Diversidade Cultural – Juventude Cruz Vermelha - M6

16h00– 17h30 🏙 Cidades do Futuro (atividade) – Serviço Educativo Centro Arte Oliva - M12

16h00–17h00 👣 Saber Sentir (Roda Sensorial) – Mentemovimento & Bem da Terra – todas as idades

17h00–18h00 🎲 Se(r) em abrigo (Jogo) – NPISA SJM – M14

17h30–18h30 🥋 Defesa Pessoal – Sistema Elite DP| Academia Bruno Pereira - M6

18h00–18h15 🎨 Visita guiada às Instalações Participadas - todas as idades

18h15–18h30 🎶 Oficina de Música – Ecos Urbanos - todas as idades

18h30–18h50 ✂️Momento de abertura oficial c/ as instituições parceiras - todas as idades

18h50–19h00 🎭 Fanzinação (teatro) – Oficina de Artistas Ecos - todas as idades

19h00–20h30 💬 Conversas para Germinar |TEMA: Democracia Cultural ) – M14

Moderação: Lígia Ferro | Convidad@s: Beatriz Lacerda (Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas), José C. Mota (Street Labs e Cidadania), Lea Lopez (Arte Participativa-experiência em SJM e o seu potencial criativo), Rita Pereira (O papel do associativismo na Democracia Cultural)

21h30–22h20 😂 Stand-Up “Em Memória de João Amorim” – M14

22h20–23h10 💃 Dança do Leão e Dança do Dragão – YIN LONG (equipa de demonstração da AAMA, parceira do Instituto Confúcio) – todas as idades

23h10–23h40 🎶 Batiskaf (Concerto) – M12 

18 julho, sexta feira

 

14h30–16h00 🏭 Ecos do Trabalho (jogo) – Turismo Industrial - M14

14h30–17h00 🎾 Ténis (aula aberta) – AEJ - M6

🏐 Verão com V de Voleibol (aula aberta) – APROJ - M6

🪁 Jogos de Sempre - Ponto V (BLVSJM & Projeto Coordenadas) – M6

🎲 Jogos pela Diversidade Cultural – Juventude Cruz Vermelha - M6

15h00–18h00 🔊 Sessão de Auscultação - Diálogo Jovem União Europeia c/ CNJ - M16 

16h00– 17h30 🏙 Cidades do Futuro (atividade) – Serviço Educativo Centro Arte Oliva - M12

16h00–17h00 👣 Saber Sentir (Roda Sensorial) – Mentemovimento & Bem da Terra – todas as idades

17h00–18h00 🥋 Viet Vo Dao (aula aberta) – DAO Associação Cultural e Desportiva – M10

17h00–18h00 🎲 Se(r) em abrigo (Jogo) – NPSISA SJM – M14

18h30– 20h00 💃Treino de Capoeira – Associação Mais Orreiro – M6

19h20- 20h00 📖 Livros à Solta! (clube de leitura) - Projeto Encontros/Casa da Criatividade – todas as idades

21h00–22h00 🎶 Festival Jovens Talentos (mostra) – M12 

22h10- 00H00 🎶 Tanto Bate Até Que Samba (Roda de Samba) – M12

00h10–01h30 🎶MARYZKA DJ SET– M12

19 julho, sábado


15h00 – 16h00
✍️ Workshop escrita Criativa – Roda Universo – M12 

15h00– 18h00 🛹 Skate Jam – Unlock – M12 

16h00– 17h00 🌀 Workshop Improvisação livre – Roda Universo – M12 

18h00–19h00 🎤 Batalhas de Improviso – Roda Universo – M12 

19h00–20h00 (entrega de prémios)

21h00-21h10 💃 Danças Urbanas – Conservatório de Dança do Norte – todas as idades

21h15 – 21h35💃 Danças Urbanas – Coreodance– todas as idades

21h40 – 22h00💃 Danças Urbanas –Turning Point– todas as idades

22h00 – 23h00🎤 Batalhas de Improviso – Roda Universo – todas as idades

23h00–24h00 🎤 XTINTO – Concerto Final - M10

24h00–02h00 🎧 BRUMA DJ Set - M1

programa paralelo

 

14h30 – 24h00 🎨 4 Instalações Participadas 

📚 Zoom Zine (Zine comunitária) - todas as idades

✏️ Arte é Resistência – VIARCO – todas as idades

🖼 Entrada em Diálogo (pórtico) – Familiarte, Ecos Urbanos

🛋 Instalação de Conforto – Clube Tricot do Orreiro & Daniela Duarte

19h30 – 23h30 🍔 Street Food + música ambiente (entre concertos)

20h00 – 23h00 🛍 Ecos de Vandoma (mercadinho de artes e stock off) –M14

Subscreve a nossa newsletter

Subscription Form (#3)
Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2023 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram