CONVERSAS PARA GERMINAR

17 de julho (Quinta-feira)

19h00–20h30

Conversas para Germinar: Democracia Cultural – Com moderação de Lígia Ferro) - M14

Convidad@s:

Beatriz Lacerda (Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas)

Licenciada e mestre em Sociologia pela FLUP. Atua em projetos de intervenção juvenil e socioartística no Porto, cruzando sociologia e cinema com etnografia e metodologias visuais participativas. Participou em projetos como Travessia, Cinema Insuflável, Clube de Cinema de Campanhã, Look at Us e Rising Cinema. É investigadora e bolseira de doutoramento no IS-UP, integrando o projeto PERICREATIVITY, que articula etnografia e análise de políticas públicas para a juventude, visando combater a estigmatização das periferias urbanas e fomentar a participação e cidadania ativa de jovens.

José C. Mota (Street Labs e Cidadania)

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro e Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Universidade do Porto. Foi Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020). Criou o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas premiado com a distinção Cooperação UA2023. Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial, nomeadamente os projetos europeus Participation4all, Urban Imprint e DUT Conifer. Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania

Léa Prisca López (Arte Participativa – experiência com SJM e o seu potencial criativo)

Mediadora e programadora cultural. Licenciada em Estudos de Artes (Montpellier) e mestre em Planeamento Regional e Urbano (Aveiro), com foco em políticas culturais. Atua na cocriação com comunidades, organizando eventos em contextos associativos e municipais, como d’Orfeu AC, Plano Estratégico da Cultura de Águeda, MALA e Plano Nacional das Artes. Co-curadora em projetos culturais ligados à ECOC Braga e Aveiro’24. Integra Atos (TNDM II) e Fundação Gulbenkian. Coordena o Clube C pelo Echo Colectivo.

Rita Pereira (O papel do associativismo na Democracia Cultural)

É Assistente Social no Centro Humanitário de São João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, onde trabalha com jovens e população refugiada. Presidente da Direção da Associação de Jovens Ecos Urbanos desde 2016, é também Presidente da Direção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, membro do Conselho Inter-regional da Federação Nacional das Associações Juvenis e vogal do Conselho de Administração da CERCI de São João da Madeira. O seu percurso associativo passou, ainda, pela da direção do Conselho Nacional de Juventude, com os Pelouros da Habitação, do Trabalho, do Voluntariado e da Inclusão Social. Depois de oito anos pela Assembleia Municipal de São João da Madeira, é atualmente Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira.

Instituição Particular de Solidariedade Social
© 2023 Ecos Urbanos - WebDesign by ¬ CASH
envelopephonemap-markersmartphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram