Formação inicial em voluntariado reúne 33 pessoas voluntárias em S. João da Madeira.
Nos dias 3 e 10 de fevereiro, realizou-se nos Ecos Urbanos, formação inicial em voluntariado, destinada às pessoas inscritas e/ou recenseadas no Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira (BLVSJM). A formação foi desenvolvida pela Pista Mágica - Voluntariado e Inovação, uma academia de formação de pessoas voluntárias, com o apoio da Câmara municipal de S. João da Madeira.
O objetivo da formação foi dotar as pessoas voluntárias de competências essenciais para o início do seu envolvimento em atividades de voluntariado, abordando diversos tópicos, nomeadamente; como o que é o voluntariado, noções e tipos de voluntariado, áreas de atuação, o que é preciso, competências, responsabilidade, compromisso e impacto do voluntariado.
A formação foi gratuita e exclusiva para as pessoas do BLVSJM que tiveram assim a oportunidade de aprender com profissionais experientes na área do voluntariado. A formação, com direito a certificado, contou com 33 pessoas participantes, decorreu em duas sessões, com a duração de três horas cada (10h às 13h e depois das 14h às 17h) e foi uma oportunidade de se capacitarem para o voluntariado e de fazerem parte de uma rede de pessoas solidárias e comprometidas com a mudança social.
Recordamos que o BLVSJM tem como entidade promotora e dinamizadora os Ecos Urbanos e conta como entidades parceiras; a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, a CERCI S. João da Madeira - Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, CRL, a Associação do Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses - ACAIS, a Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem de São João da Madeira, o Centro Humanitário de S. João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião.