1.

Este projeto foi delineado com o apoio de 14 famílias monoparentais, mulheres acompanhadas pelo Centro Comunitário Ecos Urbanos, de forma a ir ao encontro dos seus interesses, utilizando métodos participativos na criação de um diagnóstico e plano de ação.

2.

90% são mulheres pelo que a abordagem do projeto integrará as questões de género.

3.

Através da criação de dois clubes diferentes para o empoderamento das famílias monoparentais, ou seja, vamos proporcionar dois momentos semanais, um utilizando a metodologia do teatro fórum; outro, uma oficina multidisciplinar que se chamará clube do avental e que pretende desconstruir o avental como objeto de conotação com um trabalho desvalorizado, e transforma-lo em símbolo de força e criatividade.

4.

Servirá para criar laços entre as pessoas, alargar redes sociais e combater a solidão, ao mesmo tempo que é garantido um ponto chave para a participação destas mulheres, os seus filhos e filhas estarão ao cuidado do projeto, através da parceria com o Centro de Arte da Oliva, pelo mesmo período, em atividades ligadas à criação artística. Este parceiro é fulcral no desenvolvimento deste projeto não só por ter a capacidade de desenhar as oficinas com base na tipologia do seu público (idades e caracter continuo da ação), mas também pela localização de proximidade do sítio onde decorrerão as atividades com as mães.

5.

De caracter gratuito para as participantes, a sinalização e encaminhamento serão feitos pelos técnicos/as de todas as instituições parceiras. Todas as famílias que preencherem os requisitos, poderão experimentar e conhecer o projeto ao longo dos 28 meses de duração.

6.

Para além da capacitação organizacional que este projeto trará à instituição e às 4 instituições locais que trabalham diretamente com esta população alvo e com públicos socioeconomicamente vulneráveis, as metodologias implementadas deverão trazer benefícios a uma das questões mais sentidas por parte dos técnicos: a mensurabilidade do impacto do seu trabalho.

7.

A construção de instrumentos de avaliação para medir o impacto dos diferentes projetos que dinamizam será seguramente uma mais valia, bem como a partilha de boas práticas entre os parceiros e irá produzir conhecimento científico para uma futura replicabilidade.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram