A Associação de Jovens Ecos Urbanos nasceu em 1997 através de um grupo de jovens que com a sua fundadora criou um espaço de convívio e educação não formal para desenvolvimento de projetos criativos.
Em 1998 torna-se IPSS e é reconhecido o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
Em 2002 garante a resposta social de Centro Comunitário e é criado um quadro de pessoal permanente para desenvolver a sua ação em S. João da Madeira.
Atualmente acompanha ao nível da Ação Social 367 pessoas e desenvolve a sua ação entre 5 eixos de intervenção: Promoção da Inclusão Social; Desenvolvimento Local e Cultural; Promoção e Desenvolvimento Pessoal e Social; Educação, Formação e Emprego; Desenvolvimento Organizacional.
É a entidade gestora do Banco Local de Voluntariado da cidade desde 2016.
A Animação Sociocultural é um dos eixos prioritários na construção da identidade da associação.
Tem um trabalho em rede constante com a Câmara Municipal de S. João da Madeira, Comissão Proteção de Crianças e Jovens , Seg. Social, Cerci, Cruz Vermelha, Sta Casa da Misericórdia e escolas do concelho na partilha de recursos e soluções para respostas articuladas às pessoas provenientes de contextos sociais e economicamente mais vulneráveis.
As múltiplas atividades que promove como a Semana da Juventude, ou os programas socioculturais que dinamiza, como os campos de férias, a dinamização de oficinas para jovens e adultos e as criações artísticas comunitárias que tem dinamizado para toda a comunidade dá-lhe um vínculo privilegiado e inclusivo com toda a cidade.
SAIBA MAIS SOBRE OS PARCEIROS DO PROJETO LUGARES DE ENCONTRO: