A Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, é a entidade gestora dos fundos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu destinados às Organizações Não Governamentais (ONG), na sequência de um concurso lançado para o efeito. Foi assim criado o Programa Cidadãos Ativ@s, no quadro do Active Citizens Fund, que tem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega como países financiadores e cujos principais objetivos são fortalecer a sociedade civil portuguesa e a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.
O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian deliberou selecionar a candidatura apresentada pela Associação de Jovens Ecos Urbanos para financiamento pelo Programa Cidadãos Ativ@s. A decisão do Conselho de Administração, baseou-se no mérito das várias candidaturas, aferido pelo painel de avaliadores independentes, nos termos do Regulamento do Programa.
Lugares de Encontro foi uma das 15 candidaturas aprovadas ao eixo 3 – Empoderamento de Grupos Vulneráveis
O projeto que nós apresentamos resulta do nosso trabalho transversal entre o apoio social e a dinâmica socio cultural que temos como um dos pilares da nossa intervenção – a coesão e desenvolvimento comunitário.
Todos os parceiros do Lugares de Encontro adotam processos participativos e promovem a efetiva participação de indivíduos do grupo alvo, caracterizado por diversas vulnerabilidades, contribuindo para a definição e implementação do projeto de forma mais participativa por parte dos seus beneficiários. Neste contexto, a cultura e a arte adquirem uma posição central. São um meio para tecer laços sociais e criar ligações, para ajudar e mudar.