É já no próximo dia 18 de maio, na sala terraço da Oliva Creative Factory - a primeira Ação de Capacitação promovida pelo projeto Lugares de Encontro.
Será sobre Prevenção e Combate ao Racismo - Formas de intervenção no atendimento direto a públicos vulneráveis.
Promovido pela Associação de Jovens Ecos Urbanos e financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, estamos a organizar uma sessão para se falar de racismo com as melhores especialistas na área.
Este é o primeiro momento destinado aos/às técnicos/as de intervenção social do concelho e parceiros do projeto, mas é aberto a toda a comunidade.
Para além de podermos aprender ferramentas para lidar com esta questão sociocultural tão desestruturante, teremos connosco a poderosa poesia de Alice Sousa Neto.
Encerraremos a sessão com um concerto do Kanal - projeto musical de Miguel Ramos, Andres Tarabbia e Susana Pessoa Neves.
Programa:
15h00 – Receção dos/as participantes
15h10 –Formas de Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação
Painel:
- Dra. Paula Gaio, Vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de S. João da Madeira,
- Professora Doutora Maria Manuel Batista - Departamento Estudos Culturais da Universidade de Aveiro e Presidente da Irenne – Associação de investigação, prevenção e combate à violência e exclusão
- Professora Doutora Ana Cristina Pereira (Kitty Furtado) - Investigadora Pós-Doc no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
16h30 – 16h40 - Coffeebreak
16h40 – 17h20 – Alice Neto de Sousa (momento poético)
17h20 às 17h50 – “Kanal” (concerto meditativo)
Inscrição prévia e gratuita até dia 16 de maio – email para: maria.leite@ecosurbanos.pt com assunto: Ação de Capacitação - Prevenção e Combate ao Racismo - inscrição (nome, organização, email e telefone)
Mais informação:
Kitty Furtado
Ana Cristina Pereira é doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade do Minho, com a tese “Alteridade e Identidade na Ficção Cinematográfica em Portugal e em Moçambique”. Tem como principais interesses de investigação: género, raça, identidade social, representações sociais e memória cultural no cinema, numa perspectiva pós-colonial e interseccional. Atualmente é bolseira de pós-doutoramento do projeto Vozes em Rede, baseado no Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies da Universidade Lusófona do Porto. Foi investigadora do projeto À Margem do Cinema Português (2018 – 2020). Desde 2020 é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde foi membro do projeto (De)Othering. É investigadora colaboradora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no âmbito dos projetos Memórias, Culturas e Identidades: O Passado e o Presente das Relações Interculturais em Moçambique e Portugal e MigraMediaActs. É membro da equipa do Museu Virtual da Lusofonia.
Alice Neto de Sousa
@alicensousa (1993), poeta entre outros ofícios, é uma poeta portuguesa com raízes em Angola. Ganhou notoriedade no início do ano de 2022, após a declamação do poema autoral “Poeta” emitido no programa “Bem-Vindos” @bemvindosrtp na RTP África ter conquistado as redes sociais e voado pelo mundo. Foi ainda poeta convidada para a abertura solene das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, onde apresentou o poema “Março” escrito a propósito da ocasião.
Atualmente, para além de ser presença assídua no programa “Bem-Vindos” @bemvindosrtp na RTP África, faz parte da bolsa de poetas e dizedores da associação cultural “A Palavra” @apalavra.pt, escreve poemas do quotidiano para o jornal digital “Mensagem de Lisboa” @mensagem.lisboa e dedica o seu tempo nos palcos a aprimorar a palavra e poesia para ser dita, procurando “afiar a língua” para temas sociais emergentes.
Inquieta por natureza nas palavras e nas escolhas, gosta de liberdade de pensar e de sentir.
* KANAL * Concerto Meditativo
Com Andres Tarabbia Pancho e Susana Pessoa Neves.
Pelo caminho do som, do ritmo e do silêncio harmonizamos os sentidos.