Foram 546 poemas e 20 prémios, Poesia na Corda por todo o lado...
Teve sempre a forma de estendal poético, com o epicentro na Praça Luís Ribeiro mas foi-se estendendo pela cidade, estendeu-se às escolas, depois ao centro comercial e às fábricas integradas no Turismo Industrial: Academia de Design e Calçado, Heliotextil, S.A., Belcinto, Bulhosas, S.A., Fepsa, Faurecia, Viarco, Cortadoria Nacional do Pelo, e por último à Biblioteca de Fundo de Vila e em formato digital.
Desde 2022 com novas categorias, este Concurso de Poesia é promovido pela Associação de Jovens Ecos Urbanos em parceria com a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Festival Literário POESIA À MESA e tem por objetivo incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa.
Publicamos aqui a lista de vencedores da Poesia na Corda 2023, uma edição que obteve um recorde de poemas a concurso, 546 poemas! Foi divulgada na cerimónia oficial de entrega de prémios, no dia 5 de abril, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Eis os vencedores:
Poemas Criança – dos 5 aos 7 anos
Poemas Gaiatos – dos 8 aos 10 anos
Poemas por Miúdos - dos 11 aos 13 anos
Poemas de Juventude Primavera – dos 14 aos 16 anos
Poemas Juventude Navegadora – 17 aos 21 anos
Poemas Juventude Desassossegada – dos 22 aos 29 anos
Poemas Maduros – mais de 30 anos
O júri deste concurso foi composto pela Dra. Carla Relva, coordenadora da Biblioteca Municipal, pela professora, encenadora e crítica literária Dra. Cristina Marques e pela Dra. Maria João Leite em representação dos Ecos Urbanos.