A Associação de Jovens Ecos Urbanos baseia o seu trabalho numa relação de proximidade, quer com as pessoas, quer com as várias entidades parcerias, procurando estar atenta às diversas necessidades do território.
Desta forma, a candidatura ao Apartamento de Autonomização, resulta de um objetivo de longa data preconizado pela instituição, sequência do aviso do Instituto da Segurança Social, I.P., nos termos previstos nos artigos 7.º, alínea a) do n.º 1, e 8.º, alínea b), da Portaria n.º 196-A/2015, de 1 de julho, em que pretendia celebrar acordos de cooperação atípicos com as instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas para desenvolverem resposta social de Apartamentos de Autonomização, dirigido preferencialmente para Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA).
Considerando a nosso trabalho com e para a juventude, surge, por parte da associação, a manifestação de interesse a 6 de agosto de 2021, sob o n.º 59200, uma vez que os Apartamentos Autonomização se constituem como uma das tipologias de resposta prevista na Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (Lei n.º 147/99, de 1 de setembro na sua redação atual) e visam a preparação para a vida futura dos jovens, de modo autónomo.
Após comunicação da notificação de decisão da inclusão do nosso pedido e verificadas as condições de acesso à cooperação, é assinado o protocolo, no dia 1 de junho de 2023, com o Instituto da Segurança Social, I.P. – Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro finalizando o processo de candidatura.
Através da contribuição de pessoas voluntárias, empresas e algumas entidades, deu-se início ao trabalho de equipamento e decoração das instalações que se transformam, assim, na Casa Ecos de Futuro, para os/as 5 jovens que esta resposta preconiza.
A inauguração desta resposta decorreu no dia 19 de julho de 2023, contando com a presença de dirigentes das várias entidades parceiras, nomeadamente, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Dr. Jorge Sequeira, entidade que, através de contrato de comodato com a empresa municipal Habitar S. João, representada, pela sua administradora, Dr.a Paula Gaio, cedeu a habitação. Esteve também presente o Diretor do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, Dr. Fernando Mendonça, representante da entidade.
Esta resposta social tem como objetivo principal garantir um ambiente seguro e estimulante para os/as jovens que estão integrados/as a fim de promover a sua integração social e autonomização, preparando-os/as para a uma vida autónoma.
Os objetivos específicos dos Apartamentos de Autonomização são:
O Apartamento de Autonomização - Casa Ecos de Futuro, tem ainda uma equipa técnica, constituída por uma Assistente Social, com o papel de coordenação, e uma Educadora Social. Os contactos da equipa são: 256 824 532 e 969 849 744.